vendredi 28 octobre 2011

Palestra do recebedor do Premio Nobel de fisica

Ontem tive a oportunidade de ouvir o Dr. Adam Riess, um dos ganhadores do Nobel de fisica pelo suas contribuicoes para o entendimento da expansao do universo. O fato mais marcante e que ele me parece bastante novo! Ele terminou seu doutorado em Harvard em 96.. Impressionante!

Hopkins eh um lugar bastante privilegiado neste campo pois caso nao saibam, o telescopio Hubble foi desenvolvido aqui. Creio que esta proximidade foi que atraiu o Dr. Riess de Stanford para ca.

Entao, depois da sua palestra interessante sobre o universo como o conhecemos, eu descobri este video no YouTube. Pessoalmente, eu sempre quis saber se os cientistas nesta area possuem um mapa do universo conhecido com todas as galaxias. Talvez sim?



No final da palestra, nos nos damos conta do quanto a gente nao sabe sobre o universo. Obviamente conhecemos muito mais do que ha 500 anos atras, mas ainda resta um infinito a descobrir. Uma curiosidade sobre estes fisicos cosmologistas: eles sao incrivelmente humildes. Sera porque?

E só mais uma coisinha: "talvez o Einstein esteja errado" nao sao suposicoes que qualquer um ousa fazer :)

2 commentaires: