jeudi 22 novembre 2012

The fantastic canoe trip through the Mighty Zambezi

2012 foi definitivamente o ano das viagens. Para fechar com chave de ouro esse ano, eu, Alex e dois amigos fizemos um safari de canoa pelo rio Zambezi, que divide a Zambia e Zimbabwe. O rio é um dos maiores da África. Ele surge na Angola e desagua no oceano Índico pelo Moçambique. Ele atravessa diversas regiões onde água é escassa e toda vida animal depende exclusivamente desse precioso rio. Logo, lugar melhor para avistar animais não há.

O primeiro destino era Victoria Falls, uma cachoeira fantástica à 1400 km de Joanesburgo. Em um velho Toyota Jazz, atravessamos o Botswana e Zimbabwe em 2 dias de viagem. Paramos em Palapye para dormir. Foi uma longa viagem. O asfalto nestes dois países não era ruim (melhor que no Brasil, diga-se de passagem) mas o que realmente complica a viagem é a quantidade ridícula de animais na pista (vacas, macacos, javalis e pessoas).


Achar direções era complicado. Pedir ajuda é missão impossível pois nem todas pessoas falam inglês. Em zonas menos urbanas, as linguas locais predominam.


Depois de descobrir que dirigir a noite no Zimbabwe é mais perigoso que qualquer animal selvagem, chegamos à Vic Falls. Lindo lugar. Pra relaxar da viagem, fizemos um booze cruise pelo Zambezi pra assistir o pôr do sol.


Infelizmente a Devil's pool vai ficar pra próxima. Não deu tempo pois preferimos ir fazer white water rafting, que é muito mais radical. 

 

White water rafting no Zambezi foi simplesmente sensacional. É um dos melhores lugares do mundo para rafting, com 18 quedas muito animais. O barco virou uma vez (fiquei preso embaixo dele, o que foi bastante agoniante por alguns segundos) e várias vezes tivemos que assumir posição fetal pra sobreviver (awesomeness). 


Depois de Vic Falls, fomos pra Chirundu, 120 quilômetros à leste, também na fronteira. Passamos uma noite em um lodge com direito a uma visita ilustre de um hipopótamo enquanto nos estavamos fazendo um churrasco perto do rio. 


A farra no lodge foi grande, afinal, no Zimbabwe eu sou trilhonário!


No outro dia, pegamos as canoas logo de manhazinha e já começamos o passeio pelo rio. Essa parte eu vou deixar as fotos e vídeos contarem a história. É muita coisa pra escrever em um post!














E 1600km depois voltamos aos engarrafamentos de Pretoria/Joanesburgo. Ops, esqueci uma pequena paradinha na Great Zimbabwe, em Masvingwo. Foi onde a gente passou a noite, na volta pra África do Sul. Esta é uma cidade da idade das pedras, completamente murada por pedras. Simplesmente incrível! Li em algum lugar que é a maior construção antiga na África depois das pirâmides no Egito!!






 Eu acho que a lição dessa viagem é que muitas coisas em uma viagem como essa podem dar (muito) errado. No entanto, quase sempre nada dá errado e tudo que resta são apenas memórias fantásticas de uma aventura. O lance é dar chance à chance. Nunca podemos prever tudo o que vai acontecer mas podemos sempre esperar o melhor! Dirigindo 3000km pela África, 4 países diferentes e um safari de 4 dias, dormindo com os hipopótamos, crocodilos e elefantes à noite. Recomendo fortemente.


2 commentaires:

  1. Lindo. Publique mais fotos em breve... Já voltou? ;)

    RépondreSupprimer
  2. Cara, tu sabe que hipopótamo é o bicho que mais mata gente nesse mundo, né? Altamente territorial! E adora ficar tomando conta de uma água. Tá doido! :D

    RépondreSupprimer