Quando lemos Mankiw (versao portuguesa) em nossos cursos introdutorios de economia, nos deparamos com a célebre explicaçao do principio do "tradeoff". O exemplo é do 'tradeoff' entre Mickael Jordan cortar a grama de seu quintal e jogar basquete. Obviamente se ao invés de cortar a grama do seu quintal, ele pagasse alguem para corta-la, seu lucro seria varias vezes maior visto que ele é uma estrela do basquete e a remuneraçao pelo seu tempo de jogo é bem maior que a de um cortador de grama.
Agora analisemos o caso de outra perspectiva: sem o cortador de grama, Mickael Jordan haveria sua vida social abalada pelo aspecto 'familia adams' de seu jardim, consequentemente afetando sua atividade profissional. Logicamente, o trabalho do cortador de grama esta indiretamente relacionado ao trabalho do jogador de basquete. E podemos encontrar analogias assim em toda parte.
Logo, que passemos a olhar com outros olhos este organismo tao complexo que é a sociedade humana, com mais respeito as atividades profissionais daqueles ao nosso redor.
Em suma, diga 'bonjour' ao motorista do onibus e o camarada que limpa sua lixeira!
http://www.hojenoticia.com.br/editoria_materia.php?id=24414
Achei muito interessante a reportagem. Mas que sua postagem pareceu livro de auto-ajuda, isso sim pareceu... =)
RépondreSupprimerO pior eh que eu lembro dessa historia do Mankiw! Mas acho q ele pouco se importava com o 'bonjour' ao jardineiro. Afinal de contas, talvez apenas o 'bonjour' do Michael Jordan ja custe mais do que a 'journée' do jardineiro..
RépondreSupprimer